Post#2 Software & Dynabook

Nas décadas de 60 e 70 artistas, engenheiros, filósofos e outros procuravam perceber o que os novos media iriam e podiam trazer para a sociedade e para os diversos campos de estudo. A reflexão teórica resultou em textos como The Medium is the Message e The Language of New Media (Marshal McLuhan, 1964 e 2001).

Em termos práticos, artistas e cientistas juntavam-se em experiências que fundiam arte com tecnologia e exploravam os novos limites de ambos, como por exemplo Experiments in Art and Technology.

Concert for Piano and Orchestra,1957-58. Apontamentos musicais de John Cage.

Na exposição Software, de 1970, os artistas e engenheiros envolvidos, também se debruçaram sobre os novos media, segundo Burnham, sobre os sistemas e dispositivos de processamento de informação(Burnham, appud Montfort, Wardrip-Fruin, 2003: 248), apresentando ao público obras funcionais (tecnológicas) e obras conceptuais. O público foi solicitado a interagir com as novas tecnologias, como os computadores, e a assistir a interacção entre seres-vivos e máquinas(1), entre outros.

Gerbilos no Seek. Fonte: Software – Information Technology: Its New Meaning for Art.

Software-Information Technology: Its New Meaning for Art(2), abrange trabalhos que reflectem uma lógica de colectividade e participação, obras que servem e preocupam-se com o colectivo.

“To read in this interactive catalogue [Labirynth], the user sits down at one of many Labyrinth keyscope terminals and begins to read.”(Nelson, 1970: 18)

Também, na década de 70, Alan Kay e Adele Goldberg, projectavam a ideia de um novo media – o Dynabook. Este foi descrito em Personal Dynamic Media (de ambos os autores), em 1977, como um computador pessoal e portátil.

Esboço de Dynabook, por Alan Kay.

 

 

“Imagine having your own self-contained knowledge manipulator in a portable package the size and shape of an ordinary notebook”(Kay, appud Montfort, Wardrip-Fruin, 2003: 394)

 

 

A ideia era criar um dipositivo móvel, que permitisse o acesso a toda a informação pessoal do proprietário e possibilidade de aplicação de vários dispositivos de input e output. Desde a concepção do objecto fomos assistindo ao seu aparecimento por fases:

1º o PC (satisfazia a característica pessoal)
2º computador portátil (pessoal e móvel)
3º tablet (pessoal, móvel e transportável no bolso e permite fazer/criar quase tudo (Bond, 2011: 28) o que o utilizador desejar).

Kay e Goldberg, ao contrário da visão de Software, tinham uma abordagem individualista e muito pessoal dos novos media. Hoje mantemos mais esta relação de intimidade com os nossos dispositivos(Idem: 22), no entanto há um aspecto que se mantém presente quer na exposição, quer na concepção do Dynabook – a concepção e utilização da tecnologia de forma a esta se adaptar ao utilizador (a todos ou a cada um individualmente) e às suas necessidades.

————-      ————-      ————-

-BOND, Simon – Meet the Screens. 2011
-BURNHAM, Jack. Software-Information Technology: Its New Meaning for Art, 1970. MONTFORT, Nick; WARDRIP-FRUIN, Noah. The New Media Reader. MIT Press: 2003. ISBN: 9780262232272.
-KAY, Alan, GOLDBERG, Adele. Personal Dynamic Media. MONTFORT, Nick; WARDRIP-FRUIN, Noah. The New Media Reader. MIT Press: 2003. ISBN: 9780262232272.
-MONTFORT, Nick; WARDRIP-FRUIN, Noah. The New Media Reader. MIT Press: 2003. ISBN: 9780262232272.

1-Seek, um projecto de Arquitecture Mahcine Group, MIT – consiste no registo, estudo e reorganização da posição de pequenos cubos, que são deslocados pela movimentação de gerbilos. O projecto pretende antevêr o comportamento das criaturas.

2-Catálogo da exposição Software.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em New media, Projecto I com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s